Bem-vindo - Welcome - Bienvenida - Willkommen - Bienvenu - Benvenuto

26 de março de 2010

Ponto Caseado

O "caseado" é, sem dúvida, o ponto decorativo mais conhecido no patchwork.
É também muito utilizado por bordadeiras e costureiras, servindo para o arremate de tecidos e trabalhos decorativos.
Para produzir as peças de patchwork, seja ela um pano de prato, avental, toalha de mesa, jogo americano ... enfim, nós adotamos algumas etapas. P.ex.:

- escolha dos tecidos a serem utilizados (define-se as cores e as estampas);
- escolha do barrado (harmonia da peça);
- escolha do desenho (recorte, tecidos, cores, colagem);
- fixação dos desenhos (ponto decorativo: "caseado", ponto invisível);
- acabamento da peça.

Feito isso, temos a peça final... que vai sendo aprimorada com o tempo e criatividade de cada um!
Com a idéia de harmonizar o ambiente... fizemos algumas peças para cozinha, utilizando o ponto decorativo "caseado". Aí estão elas:

(1) Panos de prato






(2) Kit pano de prato + avental



(3) Avental em tecido duplo, caseado a mão

Crazy


O "crazy" é uma técnica que permite utilizar retalhos pequenos e assimétricos de diferentes tecidos. Nesta técnica pode-se trabalhar com diferentes peças decorativas como bordados, fitas, rendas, botões entre outras além da utilização dos tecidos de algodão, dando uma beleza diferenciada na finalização do trabalho.

No curso de patchwork com a Carol, nós utilizamos o "crazy" para fazer descanso de panela, unindo os retalhos com o ponto russo, feito a mão.
Confiram o passo-a-passo:
(1) montagem dos retalhos na entretela (com alfinetes);
(2) peças já montadas, prontas para unir/fixar os retalhos na entretela com o ponto russo;

(3) peças finalizadas
descanso de panela, feito com a técnica "crazy"

Além disso, podemos utilizar a técnica na criação de almofadas, colchas, panôs ... basta usar a imaginação, criatividade e combinação de cores!

19 de março de 2010

Breakfast

Nada como começar seu dia com aquele bom e velho cafezinho da manhã... Alguns sites esportivos destacam a grande contribuição desta primeira refeição para um melhor desempenho e disposição durante as atividades do nosso dia... uma refeição saudável e equilibrada pode "somar" energias e nos trazer benefícios.
Que tal capricharmos nesta hora?
Para dar um toque especial à sua mesa, criamos algumas peças...

Toalha de mesa dupla-face
medidas 80x85 cm

Jogo americano


Cestinha para pão (com fecho de zíper)
medidas 18x18x18 cm


Saco de pão (com forro em tecido)

Porta-forma (para guardar bolo, torta entre outros)
 
Para todas as peças, aceitamos encomendas em outras cores e medidas.

11 de março de 2010

Bolsas para o verão

Estamos nos aproximando do final da estação mas, ainda dá para aproveitar os dias de muito sol e calor que tem feito... para tal, criamos as bolsas de praia/piscina/natação/hidro/sauna ou até mesmo para curtir uma cachoeira.
As bolsas são feitas com a própria toalha de banho (100%algodão, com medidas de 70 cm x 1,40 cm, em média) e dão um show de praticidade... confiram:
1- Modelos com bolso externo


2- Modelos com saquinho dentro da bolsa feito com o mesmo tecido



3- Modelo tipo saco


Já providenciei a minha. Em breve as amigas vão conferir...rsrs.

5 de março de 2010

Sacola ecológica - Meio Ambiente

A atual preocupação com a preservação do meio ambiente e a utilização excessiva das sacolas plásticas, distribuídas gratuitamente, resultaram na criação das sacolas retornáveis, ecológicas ou "eco bags".
Para contribuir ativamente com esta ação de preservação, temos alguns modelos de sacolas ecológicas. Vistam essa idéia... afinal, nossas ações são de grande relevância para o Planeta!!!


3 de março de 2010

Nosso ateliê

É lá na casa de minha querida mãezinha Lúcia, um lugarzinho todo especial, que nos reunimos para concretizar nossas idéias e criações. Ao lado dela, me considero ainda uma aprendiz desta arte e usamos a beleza da natureza e a tranquilidade e paz do lugar para servir de inspiração às nossas criações. Sem contar a também querida Tia Irene, que contribui com sua experiência nesta arte e nos ajuda nas criações.

Patchwork

Olá pessoal,

Tive a iniciativa de criar esse espaço para descrever, de forma simples e breve, um pouco sobre o Patchwork considerado uma arte que nos permite produzir e criar variadas peças utilizando-se de diferentes técnicas. Vamos lá...

"Patchwork" significa trabalho com retalhos e é uma técnica que une tecidos com uma infinidade de formatos variados. Os tecidos utilizados possuem a composição 100% algodão com estampas e cores diversas.
Os trabalhos são compostos por três partes distintas: superior, manta acrílica e tecido de fundo. Tem-se, na parte superior do trabalho realizado, o patchwork e todo o conjunto do trabalho é chamado acolchoado. A união das três partes se dá pela técnica do "quilting".

O patchwork e o quilting são trabalhos manuais porém, com as máquinas de costura atuais e a grande variedade de acessórios específicos, tornou-se possível a produção das peças manualmente, a máquina ou até mesmo utilizando-se as duas possibilidades (manual/máquina).